domingo, 23 de agosto de 2009

LEPRA ESPIRITUAL - Lucas 5.12-16

Jesus, nessa passagem bíblica, opera uma cura milagrosa em um leproso.

Esse leproso, ao saber que Jesus estava naquela localidade, foi ao seu encontro, e prostrou-se aos seus pés. Jesus, num gesto de amor e misericórdia, toca àquele leproso e ministra cura sobre ele. O homem automaticamente é curado, e sai testificando daquele milagre.

Pode parecer apenas mais uma cura. Mas não o é. A lepra era uma das doenças mais estigmatizadas daquele tempo. Por, nesse período histórico, ser uma doença incurável, altamente transmissível, e de rápida degeneração, os leprosos tinham determinadas regras a cumprir nas comunidades judaicas:

· Deveriam morar fora das cidades, nas matas, cavernas ou cabanas;

· Não tinham permissão de ir ao templo;

· Se andassem em público, deveriam gritar “imundo, imundo” para outras pessoas saberem que ali ia um leproso e passarem ao longe.

O individuo leproso perdia todo convívio social e espiritual. Não tinha contanto com sua família, amigos e, muito menos, poderia participar das atividades religiosas da comunidade.

Assim, quando Jesus cura o leproso, ele não só o trás saúde, mas o re-insere em seu convívio social, restabelecendo seus vínculos afetivos.

MAS, NÃO É SOBRE ISSO QUE DESEJO FALAR.

QUERO, NESSA NOITE, APRESENTAR OUTRO TIPO DE DOENÇA, DE CUNHO ESPIRITUAL, QUE TEM ACOMETIDO GRANDFE PARTE DA SOCIEDADE ATUAL. ENTENDEREMOS UM POUCO DA LEPRA FÍSICA, PARA CONHECERMOS A CHAMADA “LEPRA ESPIRITUAL”.

1) LEPRA FÍSICA

A lepra (hanseníase, mal de Hansen ou ainda, mal de Lázaro), é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. O nome hanseníase é devido ao descobridor do microrganismo causador da doença Gerhard Hansen. É chamada de "a doença mais antiga do mundo", afetando a humanidade há pelo menos 4000 anos e sendo os primeiros registros escritos conhecidos encontrados no Egito, datando de 1350 a.C.

Um dos primeiros efeitos da lepra, devido ao acometimento dos nervos, é a supressão da sensação térmica, ou seja, a incapacidade de diferenciar entre o frio e o quente no local afetado. Mais tardiamente pode evoluir para diminuição da sensação de dor no local.

A lepra indeterminada é a forma inicial da doença, e consiste na maioria dos casos em manchas de coloração mais clara que a pele ao redor, podendo ser discretamente avermelhada, com alteração de sensibilidade à temperatura, e, eventualmente, diminuição da sudorese sobre a mancha (anidrose). A partir do estado inicial, a lepra pode então permanecer estável (o que acontece na maior parte dos casos) ou pode evoluir para lepra tuberculóide ou lepromatosa, dependendo da predisposição genética particular de cada paciente. A lepra pode adotar também vários cursos intermediários entre estes dois tipos de lepra, sendo então denominada lepra dimorfa.

Um doente de lepra é alguém que tem uma mancha ou manchas na pele com clara perda de sensibilidade.

2) LEPRA ESPIRITUAL

Igualmente a lepra física, a LEPRA ESPIRITUAL ataca um dos principais sistemas do ser espiritual: A SENSIBILIDADE.

Se a lepra física priva o individuo ter sensações como dor, calor, frio (dentre outras) a LEPRA ESPIRITUAL retira do individuo sua capacidade de sentir:

a. Deus

· O leproso espiritual tem sua capacidade de se relacionar com Deus limitada ou nula.

· A pessoa perde o sentido de importância e necessidade de Deus em sua vida.

· A pessoa não tem noção, mas simplesmente não consegue mais sentir a presença de Deus consigo e, pior ainda, já não acha mais importante ter Deus consigo.

· Quantos desdenham de nossa busca por Deus, de nossa vida de oração ou até mesmo se acham superiores intelectualmente porque não “precisam mais de Deus”? SÃO LEPROSOS ESPIRITUAIS, pessoas que perderam a sensibilidade por Deus e estão doentes.

b. O Próximo

· Muitas pessoas perderam a sensibilidade para com aqueles que estão à sua volta.

· Afastam-se e acham que os outros estão longe de si.

· Vêem a dor dos outros, mas não sentem nada.

· Perdem o desejo de estar perto daqueles que os amam.

· Isolam-se e acham que estão bem assim: ESTÃO DOENTES.

3) CURA PARA LEPRA

a. FÍSICA

Hoje em dia, a lepra é tratada com antibióticos, e esforços de Saúde Pública são feitos para o diagnóstico precoce e tratamento dos doentes, além de próteses de pacientes curados e que tiveram deformações e para a prevenção voltada principalmente para evitar a disseminação.

Apesar de não mortal, a lepra pode acarretar invalidez severa e/ou permanente se não for tratada a tempo. O tratamento comporta diversos antibióticos, a fim de evitar selecionar as bactérias resistentes do germe. A OMS recomenda desde 1981 uma poliquimioterapia (PQT) composta de três medicamentos: a dapsona, a rifampicina e a clofazimina. Essa associação destrói o agente patogênico e cura o paciente. O tempo de tratamento oscila entre 6 e 24 meses, de acordo com a gravidade da doença.

Quando as lesões já estão constituídas, o tratamento se baseia, além da poliquimioterapia, em próteses, em intervenções ortopédicas, em calçados especiais, etc. Além disso, uma grande contribuição à prevenção e ao tratamento das incapacidades causadas pela lepra é a fisioterapia. No Brasil o termo lepra foi substituído por Hanseníase, devido à discriminação sofrida pelos pacientes.

Ainda no Brasil, há a ONG MORHAN que faz um trabalho contra o preconceito e ajuda aos portadores da doença.

b. ESPIRITUAL

O leproso do texto de Lucas nos mostra como ser curados da lepra espiritual:

b.1. RECONHECER QUE ESTAMOS DOENTES

· Não adianta querer se curado se você continuar se enganando, achando que está tudo bem, tudo legal.

· O processo de cura começa pelo reconhecimento da doença.

b.2. IR AO ENCONTRO DE JESUS

· O segundo passo é buscar o remédio e, diferentemente da lepra física, não existe fórmula química, mas somente uma pessoa pode curar: JESUS.

4) O QUE JESUS PODE FAZER?

a. Tocar o doente

· A primeira ação que Jesus tem é restabelecer a sensibilidade, por isso ele toca.

b. Ministrar cura

· Após restaurar a sensibilidade, Jesus cura, renviando-o de onde você saiu, restabelecendo seus laços afetivos, dando-se chance de começar de novo.

É esse o processo de cura que Cristo tem para o leproso espiritual.

Se você está doente, Jesus está pronto para te curar.

Siga esses passos e fique livre da LEPRA ESPIRITUAL hoje, em nome de Jesus.

13 comentários:

  1. MEUS IRMÃOS QUE MARAVILHA DE COMENTARIO,ESTOU ALIMENTADO POR ESTE COMENTARIO GOSTARIA DE CONHCER OS AMADOS IRMAOS, MEU EMAIL É samuelll.gomes@yahoo.com
    sou do rj ,021 98617843
    DEUS ABENÇOE A VOCES.PAZ DO SR.ESTEJA COM TODOS.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de Deus isto ée algo muito perfundo sobre a lepra ESPIRITUAL ... que Deus continui te abençoando ee que te dê muiita SABEDORIA..

    Prg : Michel Silva.

    ResponderExcluir
  3. adoreimuito vou fazer um trabalho na igreja sobre namane nao sabia oque falar isso foi mesmo algo dedeus

    ResponderExcluir
  4. nama era leproso foi até o homem de Deus para ser curado de sua lepra, ele recebeu uma ordem ou mandamento de se banhar por sete vezes no rio anunciado pelo homem de de Deus, mas nama se reteve querendo fazer do seu modo mais facil porem, alguem aconselhou a nama que fizesse conforme o homem de Deus havia falado, e assi o fez se banhou por sete vezes no tal rio, e sua lepra desapareceu do seu corpo. nama ofereceu uma dadiva de presente para o homem de Deus mas ele não aceitou a dadiva, mas geazi seu companheiro cresceu os olhos e encheu o coração de ganancia pela dadiva, e foi até a nama e pediu a dadiva para levar até o homem de Deus e assim aconteceu, e logo a lepra de nama passou para o companheiro do homem de Deus, o tal geazi.
    amados irmaos, quantos companheiros e companheiras que andan com o homem de Deus chamado jesus, que correm atras de dadivas por terem a fé e o don de pregar a palavra, quantos acreditam na pregação e são curados de suas lepras logo após serem batizados nas aguas, se libertam de seus pecados e enfermidades espirituais.
    mas quantos recebem dinheiro por este favor que fez a Deus.
    a biblia diz: que o salario de quem prega a justiça é a vida eterna, e quem vive no pecado o salario é a morte eterna, quantos pregador que prega a palavra visando lucro, ganancia, avareza etc...
    filhos, dói no meu coração, quando eu ouço alguem falar em dinheiro dentro da igreja, pois jesus disse: o trabalhador é digno do seu alimento e isso basta, mas infelizmente os gananciosos sempre querem mais para a igreja, hoje, infelizmente as igrejas se tornaram casa de comercio e lavagem de dinheiro.
    mas tudo é biblico, mas bem aventurados são todos os que se abster desse caminho. nas cartass de Paulo, ele instrui a Timoteo de abster desse caminho tão leproso.
    hoje algumas das denominações trazem esta lepra de nama nos companheiros de pregação do homem de de Deus.
    nama sentiu no coração de doar as dadivas em ato de agradecimentos, mas os geazi de hoje exirge as dadivas do povo mesmo o povo com o coração doendo para não doar, eles cobram do povo as dadivas eles não oram a Deus para que seja libertos da dureza de coração.porque eles perderam a fé em Deus.
    aonde existe lei existe uma obrigação de cumpri-lá, mas a perfeita lei é a que nasce no coração voulntario ou seja, uma oferta sem petição e sem exirgencia.
    essa é a verdadeira oferta da viuva.
    mas a lepra esta até hoje nos falsos mestres que não agem pela fé e sim por mandamentos de homens corruptos de entendimento como se vê.
    quem deve pagar é os escravos do pecado, e não os filhos da benção
    as bençãos é de todos e não somente um que controla o povo, todos devem ter o mesmo desfrutos.
    uns andam a pé, outros andam de carros do ano, outros pagam aluguel outros vivem de esmolas, até quando essa lepra de interesses proprios vai permanecer dentro das igrejas, creio que enquanto eles não se converterem de verdade e obedecer o que o homem de Deus manda eles vão continuar assim, em vão oferecendo tais sacrificios de tolos, pois toda a oferta que entra dentro da igreja é para todos, o pão deve ser divididos a todos.
    lepras espiritual; fofoca,murmurações, invejas,fanatismo,falsidade,hipocrisia, divisão,facção,parcialidade,desonestidade, ciumes, dureza de coração,etc... tudo isso é consequencias de quem está com a lepra de nama.

    ResponderExcluir
  5. quero pedir oração por todas as pessoas leprosas dentro da igreja pelos meus filhos

    ResponderExcluir
  6. Apaz esteja com vosco amados é verdade muitos estão leprosos na igreja e ainda não se deu conta que estão doente espirualmente!!!!!

    ResponderExcluir
  7. HOJE ESTAVA QUERENDO COMPLEMENTAR A AULA DA EBD, DEPAREI COM UMA DIDÁTICA QUE NOS DEIXA DELIMITADO, A DE NÃO TRAZER PARA NOSSA AULA DA EBD, ABORDAGENS DE ORIGEM SECULAR DE ALGUNS ASSUNTOS BÍBLICOS, PARA AS PESSOAS PODEREM COMPREENDER. FIQUEI SURPRESO E TOMEI ALGUMAS CITAÇÕES DE SUA FALA BEM CLARA E OBJETIVA. MOSTRANDO QUE COM DEUS TUDO É POSSÍVEL, ELE RESTAURA, NÃO FAZ ACEPÇÃO, NÃO EXCLUI POR NADA SE QUERER-MOS NOS APRESENTAR A ELE COM UM CORAÇÃO QUEBRANTADO, DESEJOSO DE SER CURADO. GOSTEI DO SEU COMENTÁRIO ACESSÍVEL A TODOS OS NIVEIS DE ENTENDIMENTO SEM DEIXAR A PALAVRA APARECER NA PESSOA DO SENHOR JESUS. SOU IVANILDO DE MACAPÁ, NUNCA FIZ ESTUDOS QUERO INICIAR UM ESTUDO AGORA, MAS É ALGO MIXTO, LEITURAS E PRÁTICAS, NÃO ME VEJO PARADO DENTRO DE UM TEMPLO, NÃO ME VEJO COM LINHO E CROMO AALEMÃO. SOU DE ANDAR PELOS BECOS E NOS INTERIORES NOS RIOS, MAS SEM AQUELA DIFUSÃO, SEM AQUELA PUBLICIDADE. ORE POR ESTE MINISTÉRIO SEI QUE AINDA IREI REALIZAR ESTA OBRA. sussurry@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS... EXCELENTE ESTUDO... APRENDI MUITO... MUITO PROFUNDO... DEUS ABENÇOE...

    ResponderExcluir
  9. Amei esse estudo presciso llevaruma campanha na igreja e passando para estudar me dei por muita satisfeita com essa palavra ??? Deus abençoe

    ResponderExcluir
  10. Hj dia 21/01/2021estava aqui preparanda uma palavra pra pregar na igreja a noite estava meditando em LUCAS 17:21que fala exatamente sobre os 10 leprosos de repente me deparei com esse estudo maravilhoso

    ResponderExcluir
  11. Goste me foi muito utíl ,me ajudou a entender o que lí na Biblia e descobri que sou leprosa tanto fisica como espiritual e agora sei como buscar ajuda obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Pedi uma palavra á Deus para levar para a igreja ,pois meu esposo me proprós pregar é a palavra foi Leviticos 13 fui pesquisar sobre lepra e olha o que achei.muito bom.

    ResponderExcluir
  13. Excelente explicação do texto. Obrigado

    ResponderExcluir